Return to site

Como trabalhar na Alemanha

Você domina o alemão e acredita ter muita perseverança para vencer barreiras e obster um trabalho em Frankfurt?

Oportunidades para trabalhar na Alemanha em 2019

Trabalhar na Alemanha em 2019 não é uma tarefa impossível. Mesmo tendo certas dificuldades e obstáculos naturais para uma mudança desse tamanho, o desafio pode sim ser enfrentado se você possuir disposição e energia para fazer aquilo que precisa ser feito.

Abaixo estamos passando boas dicas para que você criar e fazer um bom currículo alemão.

  1. Que tamanho
Normalmente, um currículo na alemanha não deve ter mais que 2 folhas. O ideal mesmo é que seja apenas uma. Os currículos demasiado longos podem impedir que a atenção, foque nas etapas que são mais decisivos. Sendo assim,faça tópicos dizendo o que é que a empresa a que está se candidatando não deveria deixar de saber sobre ti e concentrar-te nisso.

  1. Que layout
Deves dedicar um certo tempo no layout do currículo. Os dados nele contidas devem ser fáceis de serem achadas. O tipo de letra usada deve ser Times New Roman ou Arial e o tamanho mais adequado é entre os 11 e 12 pontos.

  1. A estrutura
Também é importante ter em conta a organização do currículo. Não podem faltar informações essenciais: dados pessoais (nome, nacionalidade, moradia, nascimento), escolariedade e experiência profissional, qualificações adicionais . Também, é importante escrever os conhecimentos de informática e de outros idiomas.

Cada ponto deverá ser escrito cronológicamente.

  1. Faça uma revisão
É sempre recomendado controlar antes de enviar o currículo.

Verifique se as datas que mencionou conferem com as que estão escritas nos documentos e certificados.

Verifique se os nomes seja da empresa, quanto do funcionário de recursos humanos estão escritos de maneira correta.

  1. Peça a alguém que controle o teu currículo
Antes de mandar os papéis, pergunte a uma outra pessoa, para dar uma olhadinha.

  1. A foto
Uma foto não é exigida pe lei, mas aconselho a enviar. O melhor será recorreres a um profissional e tire uma fotografia para efeitos de candidatura.

Onde procurar?

Faça uso da internet para buscar vagas de emprego na alemanha.

Outras dicas importantes:

Tenha o visto de trabalho

Adquira toda a documentação necessária. Desde 2015, obter visto para trabalhar na Alemanha se tornou mais fácil para nós brasileiros.

Quem tem cidadania da União Européia ou casado com um membro da UE tem permissão para entrar na Alemanha. Já as pessoas que não se encaixam nesse perfil tem que recorrer o Blaue Karte, para que consigam uma autorização de trabalho com baseada nos estudos universitários.

Fale alemão

A primeira dica clara, tenha o idioma na ponta da língua. Isso facilitará demais no mercado de trabalho!

Vania Prais

Viveu 23 anos na Alemanha aonde concluiu curso técnico na área de informática e cursou direito comercial na faculdade de bielefeld.

Fez carreira na área de informática e atuou como examinadora em diversos processos seletivos. Hoje em dia mora na suíça e é empreendedora digital.

Escreveu um livro de nome currículo campeao explicando minuciosamente todas as etapas do processo de seleção.

Saiba mais sobre o E.book currículo campeao